Inovação em serviços

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Na última década, muitas inovações mudaram os serviços ofertados por algumas empresas. Não se percebia banco digital, as empresas pouco se relacionavam com os clientes pelas redes sociais, não se imagina uma cidade sem os serviços de táxi, não se tinha inúmeros aplicativos disponíveis na palma da mão. Atualmente, e no futuro muito próximo, poderá se vivenciar diversos impactos pelo surgimento de serviços inovadores.

O autor Faïz Gallouj entende que a inovação em serviços pode ser definida como a introdução de novas ideias que promovam a resolução de problemas, sem necessariamente envolver o fornecimento de um bem. Com essas novas ideias, promove‐se uma melhoria dos serviços, entregando, assim, maiores benefícios ao consumidor.

A inovação em serviços pode estar acoplada à venda de produtos, por exemplo, atendimento personalizado, forma de entrega, relacionamento com o cliente e os serviços assessórios vendidos junto aos produtos. Pode estar também nos serviços propriamente ditos, por meio da oferta de novos ao mercado, como os serviços de armazenagem de documentos “em nuvem”, os aplicativos de deslocamento (Uber), desenvolvimento de material publicitário pela internet, etc. Fato que a inovação em serviços tem potencializado muitas empresas. Ao exemplo dos serviços bancários, pode-se perceber diferenças representativas nas ferramentas de autoatendimento (caixa eletrônico, aplicativos e internet). Existem bancos que estão com ferramentas mais eficazes e atrativas em relação aos concorrentes. Nesse ponto, vale destacar que os serviços precisam ter uma base inteligente, visualmente atrativo, eficiente, e deve oferecer benefícios reais aos usuários. Em outras palavras, as estratégias de marketing precisam estar muito presentes.

As empresas naturalmente buscam formas de inovar para se sobressair no mercado. Os empreendedores são provocados diariamente a idealizar soluções que permitam tornar as empresas diferenciadas. Muitas organizações encontram desafios representativos, pois muitas vezes o portfólio tem baixo potencial de inovação, os investimentos são representativos, ou ainda, os riscos são elevados. A inovação em serviços pode ser uma opção para lidar com esses limitadores, já que em muitos casos os investimentos e os riscos são baixos. Em alguns casos, é permitido ao empreendedor incrementar serviços inovadores ao negócio principal da empresa.

A agilidade, dinamismo e a globalização no mundo dos negócios têm oferecido, para as empresas, muitas oportunidades de inovar, entretanto, ameaças também podem surgir. Um pensamento sistêmico na forma de conduzir as inovações persiste nas empresas que pretendem inovar em serviços.

Você sabia!

A Unisul tem um Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), que reúne mais de 20 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Eles vêm das seguintes universidades: Unisul, Ufsc, Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Liverpool (Reino Unido). Suas linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, educação ambiental e green campus, cidades sustentáveis, justiça ambiental e refugiados ambientais.

Fique atento!

Você é empresário e gostaria de compartilhar sua experiência com novas empresas? Essa oportunidade é para você fazer a diferença! O ato de compartilhar é enriquecedor e garante o amadurecimento, pois expande os nossos limites, desenvolve nossa capacidade de ouvir, receber críticas e argumentar. Além de garantir o aprendizado próprio e das pessoas que estão conosco. Participe do Programa de Mentoria da Incubadora Crie/Unisul, conexão que gera transformação. Um Programa completo que oferece: Metodologia, Infraestrutura para realização das mentorias, Acompanhamento, Certificação e Suporte da Universidade. Caso conheça alguém que tenha interessa, indique. Outras informações e inscrição no link: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/agetec/incubadora-crie/selecao-incubadora-crie.