Não alimente sua ansiedade

Saiba você que há sim como controlar aquele sentimento de ansiedade que naturalmente temos devido ao modo como vivemos hoje, e o segredo está na boa alimentação, sim isso é até meio óbvio já que a chave para muitas doenças do corpo e da alma é a boa alimentação. Podemos também culpar nossa ansiedade pelos nossos ataques de gula rotineiros, comemos mais do que o necessário, e quase a todo o momento. Alguns alimentos podem ajudar a domar essas vontades repentinas de ‘’engolir o mundo’’ e se descabelar, os que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento, tais como:

Vitamina C: diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. O consumo de alimentos que contém vitamina C promove o bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar. Exemplo: laranja, acerola, limão, kiwi

Ômega-3 (gordura boa): ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, pois são ricos em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro. Exemplos: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia.

Complexo B: as vitaminas do complexo B, em especial B6, B12 e ácido fólico, são muito importantes para o sistema nervoso participando da produção de serotonina. Exemplos: feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais verdes escuro, banana, fígado.

Da mesma forma que há alimentos que ajudam a controlar esses picos de ansiedade, há os alimentos que ferram com tudo e desregulam ainda, trazendo muitas vezes sintomas desconfortáveis causados pela ansiedade, como por exemplo os doces em geral, bebidas alcoólicas e outras como refrigerantes e sucos industrializados, farinhas refinadas (bolos, pães e biscoitos) e alimentos com alto teor de gordura de má qualidade, como fast food, vamos ficar atentos ao que entra na nossa boca tanto quanto ao que sai dela.