Transtornos temporários, benefícios permanentes

Criticar é fácil, difícil é fazer. Sou jornalista e uma das minhas funções é cobrar atitude e fiscalizar o poder público, principalmente na cidade e região que atuo e moro, com muito orgulho.  Já errei, como todos os adultos deste planeta, mas tento seguir as diretrizes de uma sociedade unida e forte, como é a nossa em Tubarão.

As obras que quase todos os prefeitos não querem executar são as enterradas, aquelas que, depois de prontas, ficam invisíveis aos munícipes, como as do recém-implantado sistema de esgotamento sanitário de Tubarão, que nesta primeira etapa irá contemplar boa parte do perímetro urbano da cidade. A paciência que devemos ter no trânsito de hoje vale muito a pena, pois vidas serão salvas no futuro. Tratar nosso esgoto é investir em meio ambiente e cuidar da nossa saúde.  
Laguna passou por situação parecida recentemente, com a implantação do mesmo sistema na região central. Lá, onde já trabalhei como chefe de gabinete e assessor especial de comunicação – bom frisar que fui contratado como técnico da área -, a situação do então prefeito foi a mesma hoje enfrentada, de forma centrada, pelo prefeito Joares Ponticelli. A obra em questão é responsabilidade da Tubarão Saneamento, mas de inteira ordem de consenso com o gestor público, que responde pela maioria dos problemas naturalmente enfrentados, e cai sobre si a maioria das críticas.

O que nós, munícipes, podemos entender, de maneira direta, é que o buraco na rua, o fluxo interrompido em uma via importante, tudo isso, todo este transtorno é temporário, e tenho certeza que será tudo normalizado, o asfalto será recuperado, o buraco não mais irá existir e o trânsito fluirá com sensatez, que aliás defendo uma nova reformulação viária na Cidade Azul, mas o que ficará de herança disso tudo que estamos enfrentando, nesse segundo ano de obras, será o benefício da nossa saúde, de nossos filhos e netos, pois o esgoto será tratado e o despejo será feito de maneira limpa na natureza. Podem ter certeza: vidas serão salvas no futuro, além de podermos contribuir com o rio Tubarão e o Complexo Lagunar mais adequado. Meu pai e avô, José Carlos Andrade e Domingos Andrade diziam-me: “Nós víamos o fundo deste rio (Tubarão), as pedras, a vida abundante de peixes e, além disso, era a nossa praia do fim de semana”. Ainda acredito no ser humano e, unidos, podemos recuperar o que estragamos.

De quem é a opinião
“REFORMA É FUNDAMENTAL PARA PREVIDÊNCIA NÃO QUEBRAR”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a reforma da Previdência Social é fundamental para o sistema não quebrar. Disse também que a mudança será “justa” e “para todos”. “É fundamental equilibrarmos as contas do país para que o sistema não quebre, como já aconteceu com outros países e em alguns Estados no país”.