A importância do banho para os PETS nos dias de calor excessivo

A importância do banho para os PETS nos dias de calor excessivo
A importância do banho para os PETS nos dias de calor excessivo

O banho é extremamente importante para saúde e higiene dos pets e é um hábito necessário na rotina do seu bichinho, além disso, os banhos e as tosas precisam ser realizados por profissionais capacitados que tomam o devido cuidado com a pele, ouvidos, olhos, dentes e pelos dos bichinhos e todos os procedimentos devem ser executados com muito cuidado para prevenir a presença de fungos e bactérias.

A higiene do bichinho de estimação ajuda a controlar a oleosidade natural dos pelos e a deixá-lo com cheiro mais agradável. Saúde em primeiro lugar, então a importância do banho e tosa está nesta lista.

As indicações da frequência dos banhos nos pets variam conforme a pelagem e raça do pet. Intervalos de banhos inferiores a uma vez por semana não são recomendados para nenhum tipo de pelagem, a menos que o cão ou gato esteja em tratamento dermatológico e o médico veterinário recomende um intervalo menor. Nos dias de calor excessivo pode-se aumentar a quantidade de banho, mas sempre com orientação profissional.

Veja abaixo algumas recomendações:
• Cães de pelos curtos: Intervalo do banho pode ser de 2 em 2 meses. (no verão pode-se reduzir o intervalo)
• Cães de pelos longos: Pelo longo com crescimento contínuo de 1 a 4 vezes por mês.
• Cães de pelos volumosos: Recomenda-se de 1 a 2 vezes por mês

Banhos para os Filhotes:
Se os bebês ainda não tomaram todas as vacinas necessárias é preciso evitar que eles saiam de casa para ir ao pet shop, pois nesta fase a imunidade é baixa e o contato com outros animais pode ser arriscado.  Banhos fora do domicílio só devem acontecer após o término do protocolo de vacinação e vermifugação, já os banhos em domicílio podem acontecer normalmente e faz parte da importância do banho e tosa. Água e sabão não fazem mal para o filhote, mas o frio sim, então eles não podem ficar molhados. Além disso, é ideal esperar o tempo certo para começar a dar banho, pois os filhotes com menos de 4 meses de vida ainda são guiados pela mãe através do olfato e usar shampoos com cheiro pode confundi-los.

Ofurô para os pets:
O banho é preparado com água em temperatura especial, após o banho de higiene o pet, relaxa em um ofurô de madeira com a segurança e o tratamento do profissional. No verão, é recomendado porque com o excesso de calor alguns pets acabam se estressando e este momento é onde ele relaxa.

Dicas para o verão:
Atividades ao ar livre expõem o cão ao vento, água do mar, piscina, areia, grama, etc. Desta forma, é importante ter atenção especial para minimizar os efeitos do acúmulo de areia, sal do mar, cloro da piscina, terra, etc. Assim, dê banhos regulares e realize escovação diária. Pelos longos merecem cuidados maiores, pois o risco de embaraçar é maior, comparando com os pelos curtos. Mas ambos os casos merecem atenção redobrada após atividades ao ar livre. Proteja com bloqueador solar áreas claras ou sem pigmentação. O risco de câncer de pele é real.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao.