Cursos Internacionais online – grátis

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Já estamos na terceira semana de janeiro e tenho certeza que muitos de nossos leitores estão com a impressão do ano estar “voando”, quem sabe até mais rápido do que o ano passado, e neste períodos a grande maioria ou já retornaram ou estão retornando para suas atividades normais depois de dias de férias com muita festa e descanso. Contudo, certamente ainda continuam de férias escolares, o que lhes garante alguma disponibilidade de tempo nestes dias, sendo que na maioria das instituições as aulas formais devem começar entre meados de fevereiro e início de março.

Este é um período de merecido descanso, disso ninguém tem dúvidas, mas como já escrevemos em outros momentos: Quem foi que disse que descanso tem que ser sinônimo de ócio total? E que o aprendizado somente pode ocorrer em uma sala de aula formal e com horários pré-definidos? Assim como já escrevemos nas últimas semanas, é possível utilizar seu smartphone para aprender coisas novas mesmo em movimento ouvindo podcasts enquanto caminha, corre, pedala ou dirige. Ou ainda aprender uma nova língua gratuitamente utilizando APPs nas suas versões gratuitas e complementando a proficiência de comunicação também com podcasts (veja estes textos e muitos outros diretamente do site do jornal em bit.ly/fernandopitt).

Para dar continuidade a esta série de dicas de estudos e aprendizado com seu celular, hoje vamos apresentar a possibilidade de estudar em universidades renomadas dos Estados Unidos e Inglaterra sem sair do Brasil. Que tal aprender sobre Ciência de Dados, Negócios, Ciência da Computação, Desenvolvimento Pessoal, Tecnologia da Informação, Línguas, Matemática e Lógica, Ciência e Engenharia Física, Ciências Sociais, Artes Humanas, e da Saúde? Tudo a partir de cursos elaborados por dezenas de universidades mundiais dos quatro cantos do planeta? E quem sabe ter acesso a todo este material de forma gratuita?

Sim, isto é possível por meio de muitas plataformas de cursos online, das quais destaco uma em especial hoje que é a plataforma “Coursera”, sendo que a grande maioria dos cursos são gratuitos e dão acesso a todo material em vídeo e texto, e caso opte em receber a certificação internacional, esta poderá ser obtida por meio do pagamento de uma taxa de USD 29.

Coursera
É uma empresa de tecnologia educacional com sede em Mountain View nos Estados Unidos que começou a operar em 2012, e em junho de 2018 já tinha mais de 33 milhões de usuários registados, o Brasil é o quinto em acessos com mais de 1,4 milhões de usuários. Os cursos são ofertados no formato “on-demand”, ou seja, a qualquer momento ou em períodos pré-estabelecidos pelas instituições provedoras.

Entre as dezenas de universidades ofertantes podemos destacar a Unicamp (Brasil); Imperial College London (Inglaterra); Universidades de: Yale, Stanford, Columbia, Michigan, Washington, Princeton, Pensilvânia (Estados Unidos), Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (Hong Kong), Universidade de Genebra (Suíça) além de muitas outras destes e de outros países.
As aulas são disponibilizadas em vídeo (muitas com legendas em Português), além de um grande acervo de leituras obrigatórias e complementares. Para concluir a formação é necessário trabalhar colaborativamente e ter uma assertividade de pelo 80% nos exercícios propostos.
A plataforma além de disponível para acesso via computador, também disponibiliza plataformas para sistemas operacionais iOS e Android, a partir dos quais é possível baixar os conteúdos para acesso off-line (sem internet).

A priori os cursos de curta duração são gratuitos com direito de acesso a todo material das aulas, obrigatórios e complementares, porém, se desejar receber uma certificação pelo curso concluído, esta terá um custo de USD 29,00 (vinte nove dólares). Há ainda opções de mestrados, por exemplo, ao custo de mais de USD15.000 (quinze mil dólares). Ou seja, opções para todas possibilidades financeiras e para muitas áreas de qualificação.

Cursos
Entre os milhares de cursos disponíveis nas mais diversas línguas, deixo algumas sugestões para sua reflexão e quem sabe para uma nova matrícula (todos em Português: áudio e/ou legenda).

• Aprendendo a aprender: neste curso da University of California (com áudio em Inglês e legendas em Português) o aluno irá entender o mecanismo de aprendizado do nosso cérebro e como melhorar seu próprio aprendizado (aproximadamente 16h de estudo);

• Administração Financeira: curso desenvolvido pelo Insper (em Português) para o aluno entenda a linguagem dos negócios na área de finanças (aproximadamente 24h de estudo);

• Marketing Digital: criado pela USP (em Português) este curso visa introduzir o aluno ao entendimento do mundo do marketing digital (aproximadamente 14h de estudo).
São inúmeras outras opções, acesse a plataforma em (http://www.coursera.org) ou baixe o aplicativo em seu smartphone e aprimore ainda mais na sua carreira, ou quem sabe inicie uma nova.

Na próxima semana voltaremos com outras dicas de plataformas de estudo, desta vez as pagas, até lá.

Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.