5 dicas para manter a disposição

5 dicas para manter a disposição
5 dicas para manter a disposição

Tem dias que a preguiça fala tão alto, mas os deveres nos chamam e não podemos dizer não, já desejei dias com no mínimo 48 horas para cumprir todas as tarefas diárias, mas não sei se conseguiria garantir disposição para isso. O café andava ‘salvando’ meus dias, porém o mesmo café que me garantia vida útil durante o dia é o que acabava com minhas noites de sono. Decidi então mudar alguns hábitos para garantir disposição e enfrentar essa correria cotidiana, e vou compartilhar com vocês cinco truques da terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato.

1 – Torne o sono uma prioridade. Muitas pessoas têm um sono de baixa qualidade pelas poucas horas de descanso ou por não conseguir aquietar a mente nem nos sonhos. Para conseguir relaxar e garantir as horinhas de sono necessárias deixe o celular de lado e mantenha o ambiente sereno. “Coloque uma música relaxante e em volume baixo para ajudar a induzir o sono”.

2 – Aposte nos aromas cítricos que dão mais disposição e energia, como laranja, limão, bergamota, tangerina. Outra dica é o uso dos florais de Bach,  como o Olive (trata o cansaço físico e mental) e o Mustard (para as pessoas que estão desanimadas e sem rumo).O ideal é borrifar no quarto na hora de acordar ou no carro, na academia, no trabalho, dependendo da necessidade de cada um.

3 – No café da manhã, vá de chá de menta e hortelã que aquece e ajuda a expandir o pensamento e proporciona mais disposição, além de fazer bem pro estômago. Para preparar, Marcia recomenda “folhas de menta e 200ml de água e mel para adoçar. Ferva a água e coloque em um copo com as folhas de menta picadas até enchê-lo e deixe repousar por 3 minutos.”

4 – Faça atividade física. Com a adrenalina nos exercícios, seja numa corrida ou em uma aula de boxe, os efeitos são imediatos. A energia e a concentração para as atividades do dia a dia melhoram e muito. “Faça as atividades no seu tempo, nada de querer “atropelar” o tempo, isso também nos causa desgaste físico e mental, dificultando a concentração no dia a dia”.

5 – Cuide da alimentação, já que certos alimentos dificultam a digestão, como gorduras, embutidos, e pioram de cansaço físico e mental. Aposte nos alimentos leves, como frutas, verduras, legumes, sucos, chás. “Na hora da refeição, é preciso calma. Mesmo com a correria do dia a dia, tire um tempinho para você e se alimente tranquilamente”.

Se jogue nos drinks low-cal
Para quem assim como eu está de dieta, mas adora um happy hour, este é o momento de abandonar a gelada das ‘’santas reuniões’’. Mas não podemos ser radicais com tudo, certo? É possível ingerir dois drinques de até 100 kcal totais por dia e as bebidas que menos têm calorias são o saquê (50 kcal/dose), gim (60 kcal/dose), tequila (110 kcal/dose) e vodka (120 kcal/dose). Ou seja, beba com moderação e intercale com água para evitar dor de cabeça. Opções como limão, grapefruit, água com gás, tônica artesanal sem açúcar e agustura bitter são as misturas ideais para as baixas calorias, além de serem refrescantes e supercombinarem com o verão. E para adoçar, escolha alternativas como stevia, concentrados de maçã, xilitol e licores. E para quem quer deixar completamente o álcool, mas não os drinques, podemos trocar o gim por água com gás sempre que possível, deixando a bebida mais saborosa, menos calórica e mais fácil de beber. Tim-tim!

Fashion news

Vai rolar a primeira Vegan Fashion Week, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento, que vem com o slogan de “Cruelty free é o novo luxo”, ocorrerá de 1º a 4 de fevereiro, no Natural History Museum of Los Angeles. A responsável pela novidade é a diretora criativa e ativista da moda vegana, Emmanuelle Rienda. No site, ela leva o crédito por criar experiências inspiradoras e o evento é descrito como “onde a moda encontra o ativismo com um viés profundamente consciente. O tema dessa primeira edição será “Facing our time”, em português: “Enfrentando nosso tempo”, e abordará os desafios em torno da mudança ecológica e climática através das lentes da ciência, natureza e arte.

Minha cidade é uma delas
O Ranking das Melhores Cidades para fazer Negócios, feito anualmente pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame, traz quatro municípios catarinenses entre os 50 primeiras no país. Florianópolis (24ª), Balneário Camboriú (35ª), Itajaí (36ª) e Tubarão (50ª) integram a lista, que considera índices de desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura.