Inovar é função apenas das empresas?

“Ao contrário do pensamento convencional, a inovação não constitui um dom genético magicamente concedido a uma pessoa e não a outras; é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas com a prática. Se quiser ser uma das pessoas bem-sucedidas na empresa, você tem que ser a pessoa que propõe a ideia e não apenas a pessoa que executa as ideias dos outros”. Jeffrey Dyer, 2010.

Há diversos caminhos possíveis para buscar uma resposta a essa questão e, ao procurá-los, outras dúvidas surgem: o que torna os inovadores diferentes? O que distingue um inovador de todos os outros que estão tentando sobreviver num mercado em que startups e invenções surgem como cogumelos? Inovar é função apenas das empresas ou também dos profissionais que participam dessas empresas?

Na tentativa de antecipar algumas respostas posso assegurar que a inovação pode estar muito mais perto da sua rotina de trabalho do que você imagina. Embora seja mais comumente associada ao estilo de trabalho de empresas tecnológicas do que ao dia a dia da esmagadora maioria dos profissionais, a inovação está ao alcance de qualquer um que queira mudar sua rotina para melhor. Para além de grandes invenções e investimentos milionários na criação de produtos e serviços inéditos e, muito mais do que desenvolvedores de aplicativos, softwares ou produtos tecnológicos, os inovadores são profissionais que sabem resolver problemas práticos, que têm uma mentalidade criativa com ênfase na entrega de resultados e que tem prazer de questionar o status quo. Em geral eles estão sempre perguntando “por quê?”, “por que não?”, “e se?” ao invés de “como?”…

Profissionais inovadores, além de gozarem de boa reputação no mercado, tendem a ter melhores salários e a conseguir boas posições – inclusive na liderança. Mas obviamente isso requer, além de questionamentos, postura e atitude. Ser inovador requer senso de prontidão e urgência, busca constante por oportunidades de mudança, proposição e execução de ideias, enfrentamento de obstáculos, flexibilidade, iniciativa, atitude, auto liderança, perseverança, agilidade, habilidade de integrar-se e capacidade de fazer tudo isso, sem deixar de lado os valores éticos e a paixão.
 
A inovação não é função exclusiva das empresas. Todas as pessoas podem ser inovadoras, seja na posição de empresários, empreendedores, funcionários, empregados ou somente como pessoas. Tudo é uma questão de atitude e paixão; pois é nesta última que você deve se agarrar quando suas ideias forem desafiadas, rejeitadas ou desprezadas.

Você sabia?
Pelo oitavo ano consecutivo, Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina está entre as empresas sem fins lucrativos do Estado de Santa Catarina reconhecidas pela Responsabilidade Social incluída na política de gestão. A homenagem foi durante a Sessão Especial para outorga do Certificado e do Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC – 8ª edição/2018, no Plenário Deputado Osni Régis, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no último dia 3. O reconhecimento deve-se ao ótimo desempenho no balanço social de 2017 na Certificação e Responsabilidade Social, que foi avaliado por uma comissão formada por membros da Alesc e outras 12 instituições focadas em estimular a sustentabilidade na gestão.

Fique atento!
Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Educação da Unisul, no Campus Tubarão. Todos os interessados que tenham diploma em curso de graduação reconhecido no Brasil podem participar do processo seletivo. As aulas têm início no segundo semestre de 2019, mas as inscrições online vão até o dia 26 de abril de 2019. Mais informações: http://hoje.unisul.br/abertas-as-inscricoes-para-o-mestrado-em-educacao/