Seu filho ficou em recuperação?

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

O fim do ano chegando e com ele as férias escolares, tanto que nesta primeira semana de dezembro a maioria das escolas regulares já finaliza seus calendários e milhões de crianças, adolescentes e jovens brasileiros estão liberados para curtir o verão, passear, descansar e se divertir muito.

Ocorre que muitos alunos certamente acabaram ficando em recuperação, uma vez que ao longo do ano não se dedicaram o suficiente para garantir sua aprovação direta, ou que por mais que tenham se esforçado, mas devido a uma formação básica deficitária, este empenho tenha sido insuficiente. Assim, estes terão que fazer as tão temidas recuperações e, talvez, provas de exame final.

Mas a dúvida que deve tirar o sono de alguns pais é: se durante o ano não conseguiu atingir o rendimento exigido, como fará em poucos dias? E a resposta realmente não é simples, mas possível de solução.

Uma ação inicial é a necessidade de conversa com seu filho para entender o que ocorreu, e porque não conseguiu atingir a nota mínima, se o problema foi por desleixo ou por real dificuldade, não deixe de ir também conversar com os professores e coordenação. E o mais importante, esta não é a hora para aplicar castigos ou coisas do gênero.

Agora é necessário sim algumas ações, como, por exemplo, garantir que seja dedicado o maior tempo possível para os estudos, e para isso certamente será necessário cortar TV, acesso a mídias sociais e videogame, e, talvez, até mesmo o celular, e garantir uma rotina de estudos intensa com foco nas provas finais.

Se o problema da não aprovação no tempo normal tenha sido a dificuldade de aprendizado, uma alternativa talvez seja contratar um professor particular ou até mesmo pedir auxílio para outros colegas para ajudar no estudo dos conteúdos específicos que precisam ser reforçados. Outra alternativa, tanto para reforçar o estudo neste estágio de recuperação, mas principalmente para ser utilizada durante todo o ano para que os pais não sejam surpreendidos, é recorrer ao auxílio de plataformas digitais de educação, sendo que algumas delas são gratuitas e outras pagas.
Lembre-se, o aprendizado acontece todos os dias, e não somente nas vésperas das provas.


Plataformas digitais

• Khan Academy (pt.khanacademy.org): plataforma digital gratuita mantida pela ONG Sal Khan e traduzida para diversos idiomas, incluindo o português do Brasil, tem como missão fornecer educação de alta qualidade para qualquer um e em qualquer lugar. Dispõe de conteúdos em vídeo sobe matemática (do Fundamental ao Ensino Médio) além de química, física, biologia, economia e computação. São vídeos de fácil entendimento e que podem ser muito úteis, tanto para reforçar o que foi aprendido durante o ano, tanto quanto para relembrar ou mesmo aprender novos conteúdos.

• FGV Ensino Médio Digital (ensinomediodigital.fgv.br/): plataforma mantida pela Fundação Getúlio Vargas para o ensino dos conteúdos do Ensino Médio para preparar os alunos para o ENEM, também de acesso gratuito.

• YouTube Edu (Canal Educação): Neste canal do YouTube o aluno encontra vídeo aulas da maioria das matérias, em especial do Ensino Médio, incluindo muitas revisões para o Enem.

• Descomplica (descomplica.com.br): Já a Descomplica é uma plataforma paga que oferece diversos planos de estudo que vão desde reforço para o ensino médio e para alguns cursos universitários, preparatório para vestibular e concursos, até a oferta de pós-graduação a distância.

Além destas existem inúmeras outras plataformas de estudo online, as quais na sua maioria são pagas e acessíveis tanto por meio de computadores quanto por smartphones. O importante é garantir o aprendizado constante.

Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.