O que aprendi no Tubarão Innovation Summit SC 2018

Entre a quarta e quinta-feira da última semana, ocorreu o Innovation Summit SC 2018, em Tubarão. Foi um verdadeiro festival da inovação, digno de grandes centros, seja pela qualidade dos palestrantes, pela representatividade do público participante. O evento foi organizado a partir do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Não terei espaço para relatar todas as lições, nem de todos os palestrantes, mas procurarei destacar alguns dos principais aprendizados:

– Com Ângelo Thurler, aprendi que o cliente é a engrenagem mais importante de um negócio, que devemos ter foco no atendimento e a experiência a ser vivida pelo consumidor faz toda a diferença.

– Gustavo Ziller me fez ver que todos somos vendedores, que nossa equipe tem que estar preparada para tomar decisões e que sempre devemos ter uma história e um propósito em nossos negócios.

– Leandro Mattos me mostrou que todo problema existente na sociedade é passível da estruturação de um negócio. Que podemos ganhar dinheiro e ajudar as pessoas.

– Com o empresário Genésio Antônio Mendes aprendi que todo sonho é possível, que o trabalho duro, a dedicação e o foco são ferramentas essenciais para um empreendedor.

– A partir da experiência de Rogério Abranches e do case de Santa Rita do Sapucaí/MG, confirmei que o movimento de formação de um ecossistema empreendedor e inovador pode trazer excelentes resultados para uma sociedade.

– Gil Giardelli me mostrou, em curto espaço de tempo, centenas de anos de evolução tecnológica e da própria sociedade. Ele também me fez refletir que a inovação aplicada no cotidiano gera mudança nos negócios e nas pessoas, bem como sobre o que o futuro reserva para nossas relações e negócios. Confesso que foi difícil dormir naquela noite.

– Com o Sacha Juanuk, assimilei que a empresa e seus gestores precisam entender muito bem qual é o seu negócio, seu produto e seu papel. Que é preciso ficar atento ao mercado e que todos podem ganhar, se souberem sua função e estiverem dispostos a gerar benefícios recíprocos sem pensar só no ganho individual.

– Luiz Candreva deu uma aula de inovação e empreendedorismo com muito bom humor, leveza e comprometimento. Aprendi que o empreendedor tem que inovar, mas que o caminho é árduo, que os erros fazem parte do processo e que temos que, de fato, aprender com eles, já que os negócios serão cada vez mais competitivos e que inovar é preciso.

Infelizmente não há espaço para falar de todos os palestrantes e suas contribuições. Mas posso assegurar que foram três dias de extremo aprendizado que levarei para minha atuação profissional. Com certeza fui tocado e transformado pela experiência vivida como organizador e participante do evento. Que venha o Innovation Summit 2019…

Você sabia?

Que o Tubarão Innovation Summit SC 2018 foi realizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Cidade Azul, que foi criado em 2017, a partir da Lei de Inovação de Tubarão. O referido Conselho congrega 15 entidades representativas da tríplice hélice (governo, setor produtivo e Academia). Outras ações são pensadas para o desenvolvimento do Ecossistema Inovador e Empreendedor do município.

Fique atento!
Será lançado, neste mês, o Edital de Inovação para projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de interesse da área da saúde, a saber: Produtos e equipamentos; Softwares e aplicativos; Eficiência na gestão em saúde; e Eficiência na prestação de serviços no setor. Serão R$ 250 mil disponibilizados aos projetos, para execução em um ano. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas. Acompanhem…