O que uma empresa pode fazer diante da crise

Foto: Divulgação/Notisul
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A crise pode ser definida como uma mudança brusca e repentina no sistema econômico de um país, região ou setor, na qual o ciclo da economia passa por um momento de escassez de produção, de comercialização ou de recursos financeiros. As crises podem ser categorizadas como crises de oferta, de procura ou ainda de subsistência, que é quando um determinado grupo social não alcança a satisfação de suas necessidades básicas. O conceito de crise também está relacionado aos eventos extremos, tais como crises políticas, greves, saturação de mercado, oferta ou demanda demasiadamente alta, que pode ser decorrente de excesso ou baixa produção. A crise é identificada através da situação financeira da empresa. A diminuição significativa de recebimentos e/ou indisponibilidade de caixa são indicativos claros que a empresa passa ou passará por dificuldades extremas, e que vai ter seu desempenho afetado em determinado momento, e pode levá-la a falência.

A melhor forma de lidar com crise é não entrar nela, para isso deve-se monitorar com frequência os indicadores empresarias, tais como produtividade, capacidade de pagamento, desempenho dos produtos no mercado. Ainda assim, as organizações estão expostas a flutuações de diversas naturezas e atuam em cenários de muitas incertezas. Nota-se que a cada momento surgem novos concorrentes, muda-se o comportamento de mercado, e a capacidade de compra do consumidor pode sofrer grandes alterações. Em momentos de crise se faz necessário manter muito concentração e esforço ao negócio. É preciso fazer muitas atividades que até então não forma feitas, como a busca ativa de clientes, estratégias alternativas para aumentar as vendas, buscar melhores prazos de recebimentos e pagamentos. O sair da crise está relacionado a prover mudanças estruturais na empresa, tais como mudar a composição societária, deixar de trabalhar com produtos e serviços que dão prejuízo ou muito pouco contribuem para o resultado, cortar gastos que não agregam ao desempenho e dispor de produtos mais competitivos.

Ao se identificar um cenário de crise, é preciso entender se a crise instalada é decorrente da situação de determinado mercado, se ela atinge múltiplos setores, ou é decorrente de processos internos que afetam as finanças. Muitas crises podem não ter fim, e a identificação do tipo de crise é importante para que o empreendedor decida se é o momento de enfrentar a crise, reposicionar-se ou encerrar as atividades empresariais. A solução neste caso consiste em fazer um estudo estratégico do negócio, identificar as potencias alternativas de reversão, e sempre projetar as finanças da empresa.

Novamente se traz a inovação como uma estratégia de competividade empresarial, a saúde de uma empresa está associado a sua capacidade de inovar em processos produtivos, produtos, marketing e estratégias organizacionais. A inovação pressupõe sucesso no mercado, por isso, as inovações contribuem para a saúde financeira da empresa e podem ser um caminho para mantê-la fortalecida durante um período de crise.

Você sabia?

Inicia hoje, em Tubarão, o Innovation Summit SC 2018. Um grande evento que reúne palestrantes e empresários renomados, que traz muito conhecimento e estratégia para quem deseja iniciar ou aprimorar o seu empreendedorismo. O evento ocorre na Arena Multiuso Estêner Soratto da Silva, e segue até esta sexta-feira. Outras informações no site www.isummit.com.br.

Fique atento!

Está aberta até o dia 25 de janeiro de 2019, a “Chamada CNPq/EQUINOR ENERGIA LTDA. 2018 – que visa apoiar a formação de mestres e doutores nas áreas de Petróleo, Gás Natural e Energia Renovável visando contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país. Os projetos apoiados abordarão os seguintes temas: estudos em reservatório carbonático; engenharia submarina; recuperação avançada de reservatórios; novas energias; estudos em gás natural e geopolítica de petróleo. Mais informações: file:///C:/Users/luciana.flor/Downloads/Chamada_38_2018_CNPq_Equinor.pdf.