Copa SC: Em jogo marcado por pancadaria, Leão segura o Peixe e está na final

Tubarão

O Leão do Sul segue o sonho de comemorar o ano do centenário com um título. Jogando diante do torcedor, o Hercílio Luz segurou o Atlético Tubarão e está na final da Copa Santa Catarina.

Precisando vencer, o Peixe saiu para o jogo e abriu o placar no primeiro tempo com Batista. Mas brilhou a estrela de quem conhece a Copinha. Lima, que já foi campeão e artilheiro da competição nos tempos de Joinville, deixou tudo igual e colocou o Leão do Sul na final.

O jogo só não terminou em aplausos devido a uma briga generalizada nos minutos finais. Membros das comissões técnicas e diretores das duas equipes participaram da confusão que teve quatro expulsões.

A final será diante do Brusque, que goleou o Figueirense por 4 a 0. O primeiro jogo será no próximo domingo, em São João Batista, onde o adversário vem mandando os jogos. Já a volta será no dia 25, em Tubarão.

Primeiro tempo é do Peixe

Mesmo jogando fora de casa, a obrigação do resultado era do Atlético Tubarão. Apenas a vitória interessava ao time da Vila, que tomou a iniciativa desde o começo.

Logo aos seis minutos, Vinicius Baiano teve a primeira oportunidade. O atacante tricolor parou no goleiro Tigre, mas o assistente já havia invalidado a jogada.

Já aos 16 minutos, ocorreu o lance mais polêmico da partida. Victor Guilherme invadiu a área, e na hora que ia chutar, foi derrubado. O lateral-direito hercilista pediu o pênalti, mas o árbitro, que estava próximo do lance, mandou o jogo seguir.

Dois minutos depois, o Hercílio Luz criou a melhor chance da primeira etapa. Após o contra-ataque, Bruninho chutou cruzado, e por pouco o artilheiro Conrado não abriu o placar na Toca do Leão.

Aos poucos, o Atlético Tubarão, que já dominava a posse de bola, também começou a criar as melhores chances. Aos 26, após a roubada de bola, Batista inverteu o jogo para Jean, que bateu cruzado, obrigando o goleiro Tigre a fazer uma grande defesa.

O Peixe gostava do jogo, e aos 42 minutos, conseguiu o gol. Vinicius Baiano lançou a bola pelo lado direito, e Batista escapou da marcação e bateu de primeira para abrir o placar. O camisa 9 ainda provocou o adversário, ao simular que estava matando um leão, e foi punido com o cartão amarelo.

Briga mancha o espetáculo

O segundo tempo começou devagar. Principalmente pelo forte calor que castigou Tubarão na tarde de domingo.

O Peixe, que precisava manter aquele resultado para levar a partida aos pênaltis, sofria com câimbras. Já o Leão do Sul buscava um gol para confirmar a classificação. Tanto que o técnico Edson Vieira colocou o centroavante Lima para tentar muda a história da partida. 

Juliano, autor do gol da primeira partida, teve grande chance. O camisa 7 cortou o defensor e chutou com força, mas a bola passou por cima da meta defendida pelo goleiro Ramon.

Mas brilhou a estrela de Lima. Na cobrança de falta, Bruninho fez o cruzamento na área. A bola viajou, passou pela marcação do Peixe e caiu na perna direita do experiente camisa 9 hercilista.

O Peixe não demonstrava ter forças para buscar o segundo gol, e ainda quase sofreu a virada, após Victor Guilherme partir em velocidade e acertar a trave.

Mas o jogo que poderia ter terminado sem problemas, acabou de maneira esquecível. Após uma chegada forte do atacante Danilo, do Hercílio Luz, em cima do volante Rodrigo Celeste, o árbitro não expulsou o jogador colorado, o que iniciou uma pancadaria generalizada dentro de campo.

A confusão envolveu não apenas os atletas, mas também membros das comissões técnicas das duas equipes. No fim, dois expulsos de cada lado – Jailton e Batista pelo lado do Peixe, e Tigre e Victor Guilherme no Hercílio. Foi necessária ainda a entrada do batalhão de choque da Polícia Militar.

A partida só recomeçou após mais de 10 minutos, e com o lateral Deca no gol hercilista, já que Tigre havia sido expulso e o time já havia feito as três substituições. Na última bola, lançada ao gol, o goleiro improvisado segurou em dois tempos e garantiu a classificação do Leão do Sul.