Halloween: estudantes participam de ação solidária em prol do Hospital São José

#Pracegover foto: na imagem há inúmeras pessoas e uma edificação
#Pracegover foto: na imagem há inúmeras pessoas e uma edificação

A Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha, de São Martinho, promoveu nesta semana mais uma edição do Halloween Solidário. Alunos do 1º ao 5º ano, com idades entre 6 e 10 anos, foram incentivados pela direção da instituição escolar a arrecadar produtos de higiene pessoal e de limpeza em prol do Hospital São José.

“Em 2019, quando realizamos essa ação pela primeira vez, conseguimos arrecadar mais de 140 quilos de alimentos para o hospital. Dessa vez, conseguimos muitos produtos de higiene pessoal e de limpeza que, certamente vão ajudar no dia a dia da unidade. A caridade é um ato que ajuda outras pessoas e nos faz bem também. Por isso, precisamos ensinar nossas crianças desde cedo.”, relembrou a secretária de Educação e Esportes de São Martinho, Raquel Feller.

Os produtos arrecadados foram entregues pelas crianças – todas fantasiadas – à direção da unidade hospitalar durante a manhã desta sexta-feira (29). Após a entrega formal, os alunos tiveram um lanche especial na própria escola. “Como o Halloween é uma festa norte-americana, além da ação social, trabalhamos também a história do Dia da Bruxas, os símbolos, as cores. E, hoje, fizemos uma gincana com brincadeiras alusivas à data. Foi bem divertido”., comemora Mônica Virgínia Rocha da Rosa, professora da instituição.

Halloween

O Dia das Bruxas, celebrado no dia 31 de outubro, é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Hallowenn. Celebrado há mais de três mil anos, a data surgiu com os Celtas, que acreditavam em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso. As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês).

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de São Martinho