A força do PSL em Santa Catarina

A força do PSL em Santa Catarina
A força do PSL em Santa Catarina

F oi uma eleição de muita renovação. Novidades no Congresso e também em Santa Catarina, onde houve uma mudança de décadas de hegemonia da velha política. O cidadão barriga-verde se mostrou cansado de coligações extensas e elegeu um só partido para chefiar o Estado, o PSL. O MDB tenta, meio que indiretamente, continuar no governo, já que o atual governador, o lagunense Eduardo Pinho Moreira, manifestou apoio à candidatura do Comandante Moisés, que tem domicílio eleitoral em Tubarão. O processo de transição deve começar ainda hoje.

Após um longo período de participação ativa, os mdebistas, que nos últimos 31 anos, salvo 1998 – 2002 com Esperidião Amin – estiveram no chamado poder, com Pedro Ivo Campos (Cassildo Maldaner), Paulo Afonso, Luiz Henrique da Silveira e agora com Moreira, os chamados caciques do maior partido do país em número de filiados, deverão com certeza procurar modernização na atual conjunta. O presidente Temer também deverá migrar para outras áreas, já que passará o bastão, aí em nível nacional, à meia-noite do próximo 31 de dezembro.

Moisés, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar, traz em sua composição à majoritária de chapa pura a agora vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, advogada de Chapecó e que muito me orgulha compor um status tão significativo. Já estava mais que na hora de termos uma mulher representando um cargo de extrema importância. Moisés e Daniela têm a função de manter Santa Catarina no grupo das unidades federativas mais ativas e ricas do país. Apesar de observar um intenso desenvolvimento do nicho empresarial e industrial, principalmente na faixa litorânea e alguns pontos do Oeste e Serra, nosso Estado é amplamente agrícola e este setor precisa ter mais valorização. A nova dupla irá comandar SC até 31 de dezembro de 2022, podendo ainda ter chance de reeleição e ainda representar os catarinenses até 2026.

Acredito em um grupo de governo muito forte, com nomes de destaque de Tubarão que com certeza comporão o primeiro escalão, como Lucas Esmeraldino e Laércio Menegaz Júnior. Torço pelo desenvolvimento e desejo muita sorte a todos os vencedores deste curioso pleito de 2018! Até a próxima semana, leitor.

Bolsonaro vence e deve convencer também

O novo presidente do Brasil é Jair Messias Bolsonaro. Apesar de muitos acharem que Fernando Haddad poderia levar o ‘caneco’ da faixa presidencial, eu já sabia que a missão era mais impossível que o filme do tal Tom Cruise. Sem Lula na parada, o candidato do PT entrou de fantoche no pleito. Fez um governo pífio em São Paulo (capital) e mantinha, em seu discurso, ladainhas ultrapassadas para o século 21, quase 2019, onde o povo se mostra muito mais atento que no último pleito.

Para muitos colegas, amigos e parentes, eu afirmava que Bolsonaro será o novo presidente, mas com uma condição, sem o Lula na parada. Não sei o motivo que o nome do ex-presidente, hoje um presidiário, tem de tão forte que poderia ser novamente eleito, mesmo com tantos problemas, acusações e condenações envolvendo o seu partido e aliados.

Bolsonaro traz um discurso de proteção à família, contrário a quaisquer práticas corruptivas, de incentivo à segurança pública, de uma melhor atenção e até mesmo uma reformulação na educação e, principalmente, de ascensão na economia, que freou a partir de 2014 com a vitória da ex-presidente impeachmada Dilma Rousseff.

Se ele errou no passado, ou falou algo que incomodou uma parte dos brasileiros, para mim isso não importante. Eu já errei no meu passado (quem nunca?), fiz muita coisa impensada, amadureci, mudei de pensamento, de ideologia, procurei agir conforme as normas, luto e impresso meus ideais, sem vergonha e sem medos. O novo chefe do Brasil terá uma batalha difícil, mas acreditamos em dias melhores, como assim fiz e acredito que nosso país possa recuperar seu índice de confiabilidade interno externo.

Eleitor por amor
Observei muitos idosos fazendo questão de ir votar neste segundo turno em Tubarão, muitos com dificuldade de locomoção, como o simpático senhor de 90 anos da foto que cruzei pelos corredores do Senai na manhã de ontem. O sentimento de participação deve mesmo ser exercido nessas horas. Parabéns!

Ponto de ônibus
Errei ao divulgar, na semana passada, uma foto que mostrava um ponto de ônibus na praça onde fica o Centro Municipal de Cultura de Tubarão, na avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro. Na verdade, errei em termos. O ponto em questão foi retirado antes da veiculação da foto, não foi reposto ainda, mas pelo menos não está mais lá, pois apresentava riscos aos passageiros devido à ferrugem e outros problemas. Peço que qualquer cobrança, crítica ou sugestão para e da coluna seja encaminhada única e exclusivamente ao meu e-mail ou via WhatsApp ou ligação (contatos no cabeçalho). O jornal tem isenção total de tudo que é publicado aqui. Obrigado pela atenção.