A tríplice hélice como alternativa de desenvolvimento

Estamos vivendo um período turbulento no Brasil. Além das crises econômica, política e institucional, passamos pelo período eleitoral com discussões acirradas. Aliado a isso, e, independente de quem sairá vitorioso, temos a necessidade de otimizar os recursos públicos dada a escassez dos mesmos, gerar qualificação de emprego e renda, melhorar a educação e a saúde, ampliar a arrecadação e desburocratizar o Estado, etc.. Grandes desafios! É preciso fazer mais com menos, anunciam os governantes e gestores. No setor privado não é diferente: aumento de receitas, redução de gastos, reestruturação, criação de novos produtos, inovação constante…, mas, como fazer tudo isso? Em que prazo? Com quais recursos? Quais as responsabilidades? Quem serão os envolvidos? Estas são apenas algumas perguntas que precisam de reflexão, resposta, planejamento e execução.

A criação de indicadores e metas, bem como de instrumentos de acompanhamento são essenciais para saber se o que se está fazendo está trazendo resultados efetivos, gera sustentabilidade.

Assim, é essencial planejar e executar as ações e planos com responsabilidade e objetivos claros, pois só assim termos desenvolvimento eficaz (seja no setor privado ou público). Em meio a este processo, a chamada tríplice hélice (setor produto, governo e universidades) pode ser uma grande alternativa para a solução de alguns destes problemas. Sempre com foco na resolução, os problemas podem ser repartidos de acordo com as competências e recursos dos envolvidos.

Vou trazer algumas situações/ideias para nossa reflexão: Será que não faz sentido comprar vagas nas universidades privadas e comunitárias (algumas delas ociosas e com alta qualidade) em vez de ampliar os recursos das universidades públicas (muitas sucateadas)? Equipar os laboratórios e compartilhar não é mais econômico que montar novos laboratórios (tanto para os laboratórios públicos quanto dos privados)? Firmar parcerias entre setor produtivo (que gerará a inovação e irá explorar os novos produtos e serviços) com as universidades (que tem competência instalada com seus mestres e doutores) para o desenvolvimento das pesquisas e a transferência do conhecimento ao setor produtivo e com o governo, que tem condições de fomentar com recursos próprios e/ou com benefícios fiscais, não é uma alternativa para o fomento da economia? Os programas de incentivo a startups e criação de ambientes de inovação e empreendedorismo, que são tão essenciais no mundo atual, não poderiam ser criados dentro do modelo da tríplice hélice?

Estas são só algumas indagações que podem ser estudadas e articuladas. Tantas outras são merecedoras de análise e implementação. O importante é perceber a necessidade das mudanças, do planejamento, da execução e do monitoramento do caminho e dos resultados, aliado as inúmeras possibilidades de união de forças para os desafios que temos para enfrentar. Em nome da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec) coloco a universidade e seus pesquisadores/provedores de solução à disposição do setor produtivo e governos para juntos, pensarmos em projetos e soluções. Inclusive, algumas já temos desenvolvidas.

Você sabia?

Que está previsto para o fim deste ano o edital para submissão de projetos de inovação e negócios ligados à área de saúde? Este edital aportará recursos oriundos do Fundo de Inovação de Tubarão e faz parte da estratégia de consolidação do HUB de Saúde da Cidade Azul. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura e todas as instituições integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação estão articuladas nestes movimentos e organizando a proposta do edital. Preparem suas ideias e negócios.

Fique atento!
Nos dias 29 e 30 de novembro ocorrerá o Innovation Summit SC 2018, em Tubarão, na Atena Multiuso. O evento se propõe a discutir ideias e estratégias de ponta na área de inovação e empreendedorismo, focado nas micro, pequenas e médias empresas. Participarão palestrantes de renome e iniciativas privadas com cases de sucesso. Em breve, outras informações e inscrições. Fiquem atentos e participem.