Semana da Criança

Alunos da Escola Municipal Professor José Boeing/CEI Cantinho da Criança e CEI Analíria Willemann de Freitas desfrutaram de uma semana especial para comemorar o Dia da Criança, no dia 12 de outubro. A programação recreativa contou com contação de história, passeio no Trem da Alegria, lanche especial e brincadeiras, visita no parque infantil na comunidade de Rio Bravo Baixo, piquenique e para finalizar a semana, apresentação do canil Setorial da Guarnição Especial de Braço do Norte (GEBN). Os PMs Aloisio Coelho Cechinel e Ariella Nunes explicaram a importância do auxílio do cão no trabalho policial e demonstraram exemplos com os cães Mike e Maia. Além de recreativas, as ações tiveram cunho educativo, como proposto pelas diretoras das unidades de ensino, Romeli Da Rolt Machado e Heloísa Heidemann Wiggers. Por ser feriado nacional, não houve aula na sexta-feira, e nesta segunda-feira, 15 de outubro também, em decorrência do Dia do Professor. Os alunos retornam às escolas amanhã.

Erosão na SC-108
Motoristas que transitam pela rodovia SC-108 entre Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima devem ficar atentos com um trecho na comunidade de Nova Fátima, que apresenta erosão. O local apresenta desgaste na beirada da pista, com possibilidade do problema aumentar em caso de chuva forte ou de trânsito frequente de veículos com excesso de peso. Servidores da prefeitura de Santa Rosa de Lima realizaram na última quinta-feira um trabalho de sinalização em um ponto específico. A municipalidade comunicou o Departamento de Infraestrutura do Estado ( Deinfra), responsável pela manutenção da via, a respeito da situação. “Nossa preocupação é com a segurança dos motoristas que trafegam pela rodovia. Fizemos uma roçagem da área para ficar bem visível e cercamos a erosão com fita amarela e preta para chamar atenção”, informou o prefeito Salésio Wiemes.

Palestra motivacional
A palestra  “A vida que vale a pena. Seja o protagonista de sua história”, ocorrer nesta quarta-feira, ela é alusiva aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento promovido pela Cerbranorte em parceria com a administração municipal de Rio Fortuna será no Centro de Pastoral São Marcos, às 19h30. O evento será mediado pela jornalista da RBS TV Laine Valgas,  em parceria com o educador físico Affonso Kulevicz. A iniciativa é beneficente e os participantes podem doar alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades municipais.  Será uma noite para discutir  a autoestima, autorrealização e bem-estar, com informações para que cada pessoa melhore a sua qualidade de vida, a partir da adoção de novos hábitos diários. Além da palestra, o município promove um circuito funcional no próximo sábado, também no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 8h30. Agende-se e participe! A prevenção é sempre o melhor remédio.

Conferência CMDCA  Os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima promovem neste mês, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).  Na Terra das Riquezas Naturais, a reunião será na próxima segunda-feira, a partir das 8h30, no Centro Pastoral São Marcos e na cidade vizinha na manhã de sexta-feira, 26, no Centro de Convivência da Terceira Idade. O tema deste ano é atual e refere-se a: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências”. Participe! É a certeza de que estamos contribuindo para fazer valer os direitos de nossas crianças e adolescentes.

Nossa Senhora Aparecida
Uma multidão de fiéis esteve na Gruta Nossa Senhora de Lourdes (foto) para celebrar a missa em honra à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na sexta-feira, 12 de outubro. Antes da celebração, os presentes rezaram o terço pelo dia do Nascituro (bebês que ainda estão no ventre das mães), lembrado na segunda-feira passada. Após a missa, o padre Claudemir Serafim abençoou as crianças e mulheres grávidas. Como já é costume, o lucro da venda de rifas e quitutes no dia de Nossa Senhora Aparecida é todo revertido ao Hospital de Rio Fortuna. Já no sábado, os fiéis prestigiaram na comunidade de Nova Fátima, a comemoração do sexagésimo aniversário de construção da igreja da comunidade. Na oportunidade foram abençoados a nova porta, ambão da Palavra, altar e altar-mor da igreja. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom João Francisco Salm.   

Caminhada Outubro Rosa
Mais de 150 pessoas participaram da tradicional caminhada pela vida, alusiva ao movimento Outubro Rosa, em Rio Fortuna. Promovida pela Associação de Apoio e Prevenção do Câncer “Caminhos do Amanhã”, de Rio Fortuna, a ação ocorreu na manhã de ontem, e contou ainda, com sorteio de mensalidades em academias da cidade, pilates, zumba e massagem. Tudo preparado com o intuito de promover os cuidados com a saúde e bem-estar.  É notável que a população busca cada vez mais cuidar da saúde, por isso, é imprescindível os exames para detectar o câncer, como preventivo, mamografia, PSA e toque retal, além de visitas periódicas ao médico.  Nota 10!