Gentileza gera gentileza: Campanha incentiva boas ações

Ação faz parte da programação de Natal que foi marcada pela chegada do Papai Noel  -  Foto: Ápice Comunicação/divulgação/notisul
Ação faz parte da programação de Natal que foi marcada pela chegada do Papai Noel - Foto: Ápice Comunicação/divulgação/notisul

Tubarão

Vivemos tempos em que as preocupações são de um imperativo social altamente relevante.

Aquecimento global, intolerância religiosa mundial, crise financeira, problemas grandiosos que também nos dizem respeito. Eles, porém, existirão, com nossa cara amarrada ou não. 
Na infância aprendemos as “palavrinhas mágicas”: por favor, obrigada, perdão, bom-dia… Boas maneiras e a sensibilidade com o próximo são incentivadas, independente de cultura ou saldo bancário. Com a correria do dia a dia, nos esquecemos de praticar a gentileza e de valorizar os simples gestos de educação e reciprocidade que fazem toda a diferença. Com a proximidade do Natal, a magia da época tende a resgatar o espírito de solidariedade e nos faz refletir sobre o que fizemos de positivo durante o ano.

Pensando em incentivar esses bons sentimentos, o Farol Shopping, de Tubarão, desenvolve a campanha intitulada “Natal é a gente que faz”. “Uma das datas mais aguardadas no shopping é o Natal. E isso não se restringe às vendas, vai muito além. Por isso, quando começamos a idealizar a campanha de Natal deste ano, percebemos que também precisávamos ir além, e transbordar aqui o que nós, como cidadãos, ansiamos não só nesta época, mas durante todo o ano: gentilezas”, explica a gerente de Marketing do Farol Shopping, Georgia Menegaz. A campanha segue até o próximo dia 23.

Dona Gentileza surpreende consumidores
A dinâmica começou a ser feita há algumas semanas nos corredores do shopping, onde pequenas gentilezas são distribuídas entre os clientes pela “Dona Gentileza”. A personagem aborda as pessoas e faz e compartilha ‘mimos’ e gestos de generosidade. Ao circular pelo empreendimento, você pode ser surpreendido com um gesto como o pagamento do seu estacionamento, ou ainda pode ganhar um saboroso sorvete, uma água, entre outras ações, que são retribuídas com sorrisos e reflexões. “O foco não é o que o shopping está oferecendo, mas, sim, a intenção com que cada atitude está sendo feita. E esta intenção tem a ver com valorizar as pessoas, mostrando que cada uma é especial, é importante”, ressalta a gerente de marketing. Ela conta que “Dona Gentileza” também foi surpreendida por um homem que, após ter recebido o carinho da personagem, decidiu retribuir o gesto e presenteá-la. “Ele ficou tão agradecido e comovido que fez questão de retribuir o gesto com um presente a ela.” Um vídeo de divulgação da campanha nas redes sociais já teve quase dois milhões de visualizações e mais de 30 mil compartilhamentos. A empresária de Capivari de Baixo Josi Valgas Cunha definiu a ação como emocionante. “Como as pessoas ficaram surpresas. Era algo para ser tão natural no nosso dia a dia. Se cada um de nós doássemos um pouco mais do nosso dia sendo gentil e educado, as coisas seriam melhores, e não estaríamos tão estressados. Como isso me fez refletir”, comentou.

Reflexão
Frases para motivar

Com este sentimento de promover gentilezas e boas ações, o empreendimento ainda tem espalhado frases inspiradoras aos clientes, frases estas que servem para incentivo próprio e também como presente para alguém. A principal delas, que dá nome à campanha, encerra com uma pergunta que instiga todos a fazerem parte desta grande campanha do bem: “Natal é a gente que faz. Bora fazer juntos?”.