Desejo, inspiração, transpiração e criatividade: pilares para a inovação

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Na crista do momento, a expressão “inovação” ganha adeptos nos diversos seguimentos da vida e permeia as mais diversas tribos e faixas etárias, não ficando adstrita apenas ao mundo dos negócios. Assim, nos meios de comunicação e principalmente nas redes sociais, a abordagem do tema ganha espaço, em virtude do vasto público interessando, dada a amplitude que o tema abrange.

Refletindo sobre isso, convido o leitor para mais uma reflexão: somos unânimes e poderíamos afirmar que sem desejo, inspiração, transpiração e criatividade é impossível inovar?

Com este convite para uma avaliação consciente sobre o processo que permeia a expressão “inovação” – seria possível fazer diferente, se não tivermos um desejo sincero, movido pelas inspirações e transpirações para assim deixarmos a criatividade emergir? O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Na maioria das vezes, isso nos remete a pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários; equivocadamente associamos apenas às grandes invenções, o que por sua vez nos fazem pensar em Steve Jobs, Santos Dumont, Henry Ford, Mozart, Einstein, etc…. No entanto, há tantas outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, solucionando os problemas do dia a dia. Ou seja, ser criativo é ter a habilidade de ver além das aparências óbvias, é observar constantemente o que está à nossa volta, cultivar a curiosidade, gerar ideias originais e úteis; é olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente. Assim, nesta concepção de processo, a criatividade pode ser compreendida, estudada e aperfeiçoada, tirando da expressão “criatividade” a áurea de um evento mágico.

Para tanto, os aspectos inovadores são obras de pessoas que têm personalidade criativa e, assim, referencio o designer catarinense Bruno Faucz, que se apropriou da criatividade e da emoção para transformações, que implementou sabiamente no mercado moveleiro e o levou ao reconhecimento nacional e internacional. Para ele, “criar é algo muito pessoal. Afinal, cada pessoa tem as próprias maneiras de fazer aflorar o lado criativo”. Contudo, percebemos que para que o conjunto ganhe forma, muito fatores precisam estar interligados e que neste processo “toda a atenção e dedicação trazem resultados”.

Portanto, entendemos que entre os pilares da inovação estão a determinação, aliada ao desejo de se transformar, movida pela inspiração e transpiração que devem coexistir para que a criatividade possa aflorar e se concretize efetivamente a ação inovadora.

Você sabia?
Que nos dias 6, 20, e 27/10, 17 e 24/11, a Unisul realizará palestras, com duração de três horas, que vão proporcionar atualizações nos temas transversais exigidos na avaliação do Enade. As inscrições são online e gratuitas, e permanecem abertas até o horário de cada atividade. Vagas limitadas: 200 por palestra. Outras informações: http://hoje.unisul.br/eventos/temas-transvesais-e-enade/.

Fique atento!
Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 11 de setembro de 2018, a chamada para formação de Banco de Projetos do Fundo de Defesa de Diretos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça. O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) prevê a execução de projetos em diferentes eixos temáticos. O prazo para o recebimento das propostas termina no dia 17 de outubro de 2018. Outras informações: http://justica.gov.br/news/collective-nitf-content-1536700229.31.