Tubarão 148 anos: Clube centenário quer se modernizar após volta à Elite do Estadual

Venda do Estádio Aníbal Costa pode marcar profissionalização e modernização do Hercílio Luz - Foto: Lara de Oliveira/Hercílio Luz/Divulgação/Notisul
Venda do Estádio Aníbal Costa pode marcar profissionalização e modernização do Hercílio Luz - Foto: Lara de Oliveira/Hercílio Luz/Divulgação/Notisul

O Hercílio Luz Futebol Clube é o time mais antigo em atividade de Santa Catarina. Fundado em 22 de dezembro de 1918, foi o primeiro clube catarinense a disputar um campeonato nacional: a Taça Brasil em 1959. Foi bicampeão estadual com os títulos em 1957 e 1958. Com os triunfos, foi o primeiro time do Sul de Santa Catarina a conquistar um Estadual para a região. Com muita história e identificação com a população de Tubarão, o clube completa 100 anos de fundação em dezembro e comemora 60 anos do bicampeonato deste ano.

Com tantos anos de tradição, revelou jogadores importantes para o cenário nacional. O mais conhecido é o meia Zenon, que chegou à Seleção Brasileira, foi um dos grandes craques do Corinthians (SP) e campeão brasileiro pelo Guarani de Campinas (SP). O Hercílio Luz ainda revelou jogadores como Wanderley, goleiro que jogou no São Paulo nos anos 1970, Márcio, do Palmeiras, no início da mesma década e Walmir, do Internacional.

Com muitas conquistas durante a história, o Leão do Sul ficou afastado da Elite do Campeonato Catarinense por 23 anos. Em 2017, a equipe enfim conseguiu o acesso após ser campeão do Turno na Série B do Estadual e conseguir avançar à final, após ganhar do Camboriú. Na final, perdeu para o Concórdia e foi vice-campeão da Segunda Divisão Estadual. O lateral Bruninho e o meia Matheus Arence receberam o troféu Craque da Série B.

Em 2018, a volta do Leão do Sul para a Série A ocorreu contra o rival municipal: o Atlético Tubarão. A partida foi disputada no Estádio Aníbal Torres Costa diante de um bom público. O Hercílio compensou o apoio da torcida com uma vitória de virada sobre o Tubarão. O atacante Lima, maior artilheiro do Joinville, contribuiu com o Leão do Sul e marcou dois gols, dando o triunfo por 2 a 1 para a equipe centenária. No retorno à elite não podia ser melhor para a torcida: estrear com vitória de virada sobre o principal rival.

O desempenho na Série A não foi o esperado pelo torcedor, mas a equipe conseguiu se manter no Estadual. Em oitavo e empatado em pontos com o Inter de Lages, o torcedor só comemorou a permanência na elite no último jogo do campeonato. Mesmo com a derrota diante do Criciúma, o Leão do Sul ficou na Série A após o empate entre Inter de Lages e Brusque. Garantido na Elite do Estadual em 2019, o Hercílio Luz também ganhou vaga na Série D do Brasileiro. No próximo ano, o time volta a disputar uma competição nacional após 60 anos da última participação.

Após o fim do Catarinense, a diretoria informou que vendeu o Estádio Aníbal Torres Costa para a empresa 3-SM Administradora de Bens, de São Ludgero, pelo valor de R$ 11 milhões. O local era o único patrimônio do clube, foi inaugurado em 1955 e tem capacidade para 15 mil torcedores. O atual presidente, Fábio Mendonça, explicou a venda.

“Estamos em uma área supervalorizada. Já estamos no centro da cidade. Outro ponto: o nosso espaço aqui já é pequeno para construir Centro Treinamento, alojamentos e até alguma coisa social para o nosso sócio. Então nós já temos um espaço curto. E temos o ponto de tentar sanar o clube. Falta pouca coisa, então com essa venda as dívidas do Hercílio serão sanadas”, esclareceu Fábio.

O contrato de venda garante a utilização do Estádio pelo Hercílio Luz durante três anos. Nesse período o clube pretende construir um novo local para mandar seus jogos, incluindo um Centro de Treinamento e uma área social para os associados.

Com o retorno à elite do Campeonato Catarinense e com a disputa do Nacional Série D no próximo ano, o time Centenário pretende se renovar, modernizar as estruturas, profissionalizar os funcionários e voltar a ter notoriedade na história do futebol nacional, representando Santa Catarina como fez durante o último século.