Tubarão 148 anos: Atlético Tubarão mira estar entre os 40 maiores do Brasil

Na primeira competição nacional que disputou, o Peixe marcou história ao quase se classificar para a 3ª fase - Foto: Atlético Tubarão/Divulgação/Notisul
Na primeira competição nacional que disputou, o Peixe marcou história ao quase se classificar para a 3ª fase - Foto: Atlético Tubarão/Divulgação/Notisul

O Clube Atlético Tubarão está em ascensão no futebol durante os últimos anos. Em 2016, conquistou o acesso à elite do Campeonato Catarinense de 2017. Classificado para a final da Série B do Estadual à época, o Peixe enfrentou o Almirante Barroso e perdeu a taça. Mesmo assim, já estava garantido na elite. Esse foi o primeiro obstáculo ultrapassado pelo clube. Após o acesso, a equipe continuou buscando novas competições e mostrando que aos poucos vai cumprir com a meta de estar entre os 40 maiores times do Brasil, até 2025.

Na disputa pela Série A do Catarinense em 2017, o Atlético Tubarão ficou em sexto lugar, atrás apenas dos cinco times de destaque em SC. O Peixe somou 19 pontos em 18 jogos e venceu cinco partidas durante a competição. Com a boa classificação, a equipe garantiu vaga para a disputa do primeiro campeonato nacional na sua recente história: a Série D do Brasileiro em 2018.

O segundo desafio do time no ano de 2017 foi a Copa Santa Catarina, organizada pela Federação Catarinense de Futebol. O grande prêmio do torneio era a vaga para a Copa do Brasil de 2018 para o campeão. Com apenas quatro times atrás do prêmio, o Tubarão se destacou e ficou em primeiro lugar, com 15 pontos, após o empate em 1 a 1 com o Brusque, em casa. O torcedor comemorou junto com o time o título da Copa SC, mas também a vaga para a segunda competição nacional a ser disputada em 2018, a Copa do Brasil.

Este ano está sendo ‘mágico’ para o torcedor do Peixe. A equipe jogou novamente o Estadual e dessa vez encontrou o principal rival: o Hercílio Luz. As duas equipes da Cidade Azul reencontraram-se na elite. A vitória sobre o Leão do Sul, no Estádio Domingo Gonzales, na partida do returno do campeonato foi umas das que ajudou o Peixe a melhorar seu desempenho no Estadual. O time conseguiu o terceiro lugar e conquistou novamente a vaga para a Copa do Brasil de 2019.

Após o Catarinense, o Atlético Tubarão estreou na primeira competição nacional da sua história: a Copa do Brasil. Diante da torcida, a equipe recebeu o América de Natal (RN). Pela primeira vez na competição, o Atlético já se classificou à segunda fase. O time derrotou a equipe do Nordeste por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo lateral Marcos Vinícius e pelo meia-atacante Romarinho.

Na segunda fase, o adversário foi o Atlético Paranaense (PR). A partida foi disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, e foi emocionante, ficando para a história do Peixe. O jogo teve nove gols e quatro viradas. Todos os tentos foram assinalados no segundo tempo em uma sequência de viradas. Lucas Costa, Matheus Barbosa, Batista e Daniel Costa marcaram os gols da equipe tubaronense. O Atlético-PR venceu por 5 a 4 e avançou na Copa do Brasil. Mesmo com a derrota, o torcedor reconheceu a garra e a luta do Peixe para avançar.

Em abril deste ano, o Tubarão fez a primeira partida pela Série D do Brasileiro. No Grupo A 16, permaneceu quatro rodadas sem perder e garantiu a classificação para a segunda fase do Nacional. A equipe está na primeira colocação do Grupo, com 12 pontos. Neste domingo, o time faz o último jogo antes da próxima etapa.

Iniciante em competições nacionais, o Atlético Tubarão demonstra que está preparado para alcançar os objetivos e aos poucos estar entre os 40 maiores clubes do país.