Tubarão Futsal: da formação de atletas a disputa do Nacional

Sub-17 é vice-campeã do Catarinense - Foto: Tubarão Futsal/Divulgação/Notisul
Sub-17 é vice-campeã do Catarinense - Foto: Tubarão Futsal/Divulgação/Notisul

Desde a criação da Associação Desportiva de Futsal de Tubarão (ADFT), o esporte se concentra na formação de atletas. Há quatro anos, cuida também da equipe adulta que disputa a Liga Nacional. No ano passado, aproximadamente 120 crianças e adolescentes participaram das categorias de base do Tubarão Futsal.

São seis categorias de formação: Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além da equipe principal. O presidente da ADFT, Eduardo Rigotti, destaca como o esporte evoluiu nos últimos anos. “Começamos com as categorias de base: Sub-9, 11 e Sub-13. A cada ano, aumentávamos uma categoria e chegou até o Sub-17. Quando os atletas foram para o Sub-20, a prefeitura e a Unisul nos chamaram para oferecer a vaga do time adulto na Liga Nacional. Se não aceitássemos, a Unisul iria vender para outro. Há quatro anos, começamos a trabalhar com o time adulto”, lembra Rigotti. Segundo Eduardo, as bases são trabalhadas pensando no lado social e focando na formação do cidadão. Ele explica que até na categoria Sub-15 o o foco é na formação social. A categoria Sub-17 já é voltada à profissionalização. Assim, as categorias de base também servem para reforçar a equipe principal.
 
No time adulto jogam hoje dois atletas do Sub-17, mas a meta é utilizar pelo menos seis atletas da base até o fim de 2019. Isso é possível porque, segundo Eduardo, as comissões técnicas atuam de forma integrada. São seis profissionais técnicos que auxiliam no preparo dos times, desde os mais novos até os adultos.

Com atletas jovens e bem formados no esporte, equipes de renome e até mesmo a Seleção Brasileira ficam de olho no Tubarão Futsal. No ano passado, o atleta Matheus Torres foi convocado para a base da Seleção para disputar uma competição internacional. Atualmente, ele atua pelo time do Jaraguá. Eduardo destaca o reconhecimento da qualidade da base e as dificuldades enfrentadas.

“Este ano, temos um atleta pré-convocado para a Seleção Brasileira Sub-18, o goleiro Henrique. Às vezes é muito bom para o projeto, mas é ruim na forma como as outras equipes veem isso e tiram os jovens daqui. Então estamos fazendo alguns contratos mais longos os jogadores. A gente sabe que isso vai ocorrer, e mostra que o trabalho da base é bem feito e que dá resultado”, garante o presidente.

O bom desempenho pode ser visto nos competições disputadas. As categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 disputam campeonatos regionais. Também está no calendário da Sub-15 a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), e da Sub-17 os Joguinhos Escolares de Santa Catarina (Jesc). O time adulto também representa Tubarão nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), além de atuar no Estadual e na Liga Nacional – este último a principal competição da modalidade no Brasil.

Em 2017, as equipes tiveram bons resultados. A Sub-15, representada pelo Colégio Dehon, ganhou o Jesc após aplicar 3 a 0 na equipe de Curitibanos. O elenco principal foi vice-campeão dos Jasc. Ainda sobre o time adulto, Rigotti falou da evolução e da expectativa para os próximos anos. “Na Liga Nacional, o futsal já ficou em quarto ou quinto lugar quando disputava pela Unisul. No ano passado, conseguimos passar de fase depois de três anos de batalha. Em 2018, a expectativa é chegar às quartas de finais. Considero que temos o melhor time disparado entre os que passaram por aqui nos últimos quatro anos”, relaciona o presidente da associação esportiva.

Além da Liga Nacional, os objetivos em 2018 são conquistar medalhas com as categorias de base nos Joguinhos e na Olesc, além de ter um bom desempenho no Estadual pela equipe principal.