Tubarão confirma participação nos Jasc em 2018

O atletismo teve destaque nos Jasc conquistando as primeiras medalhas da categoria para a Cidade Azul - Foto: Alessandro Koizumi/Fesporte/Divulgação/Notisul
O atletismo teve destaque nos Jasc conquistando as primeiras medalhas da categoria para a Cidade Azul - Foto: Alessandro Koizumi/Fesporte/Divulgação/Notisul

Santa Catarina tem 295 municípios, desses, 204 inscreveram-se para participar dos Jogos Abertos. Isso representa aproximadamente 70%. São sete novos municípios que mostraram interesse no maior evento esportivo do Estado. As informações foram divulgadas pela Federação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Com a inscrição, as delegações participarão desde as etapas microrregionais. A cidade de Tubarão confirmou presença nos Jogos, que são promovidos pelo governo estadual, por meio da Fesporte e parceria com prefeituras e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Neste ano, Caçador receberá a 58ª edição dos Jogos Abertos, durante os dias 6 a 14 de setembro.

Tubarão já está classificado para a fase estadual em Caçador nas seguintes modalidades individuais: atletismo, tiro ao prato, natação, ciclismo, judô, karatê, xadrez, tênis de mesa, jiu-jitsu e bolão 23. Nos esportes coletivos, o futsal masculino e o vôlei de praia também estão garantidos nos Jasc. Nas próximas semanas, ainda ocorrerão seletivas para o Estadual, e a Cidade Azul pode conquistar mais vagas.

Números do Jasc 2017

O Jasc 2017 foi realizado em Lages durante os dias 3 a 11 de novembro. Chegaram à fase estadual 96 municípios para disputar 26 modalidades. Cerca de 4,6 mil atletas passaram pelo evento. Entre as cidades da Amurel, Tubarão competiu com uma delegação de 147 atletas. A Cidade Azul conquistou 53 medalhas, 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze. Com esse total, garantiu o 7º lugar geral. Essa foi a melhor campanha na história do município nos Jogos Abertos. Na edição de 2016, o total de medalhas foi de apenas 18, o que significou aumento de rendimento em apenas um ano.

O novo recorde de medalhas teve a contribuição de esportes como o atletismo tubaronense, que foi pódio pela primeira vez na história da modalidade nos Jasc. A equipe de atletismo acabou conquistando duas pratas e um ouro.