Unisul sedia premiação da Olimpíada Catarinense de Química

A Unisul recebeu os estudantes que se destacaram na Olimpíada Catarinense de Química (OCQ) de 2019 para a premiação. Neste ano, mais de 11 mil alunos participaram da OCQ. Os melhores classificados receberam menção honrosa e medalhes de bronze, prata e de ouro. A iniciativa é uma parceria da Unisul com o Conselho Regional de Química.

Para a coordenadora da Olimpíada Catarinense de Química 2019, a professora da Unisul, Francielen Kuball Silva, a OCQ é um evento científico que visa descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química. “Esperamos que estes estudantes tenham compromisso com a química e com a sociedade, para que, futuramente, possam nos proporcionar maior qualidade de vida, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional”.

Neste ano, participaram da Etapa I da XV Olimpíada Catarinense de Química 11.761 alunos, divididos nas modalidades A (4.530 estudantes do 1° ano/série), B (3.891 estudantes do 2° ano/série) e C (3.340 estudantes do 3° ano/série). Já na Etapa II participaram 579 na modalidade A, 373 alunos na modalidade B e 511 alunos na modalidade C, totalizando 1.463 alunos participantes.

Olimpíada Catarinense de Química

A Olimpíada Brasileira de Química foi realizada pela primeira vez em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Em 2004, a Unisul, por meio dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química e Química Industrial, juntamente com o Conselho Regional de Química – CRQ 13ª Região engajaram-se na realização da Olimpíada de Química, nas suas etapas estaduais (Catarinense) e nacional, tendo como coordenador o professor da Unisul, Gilson Rocha Reynaldo, e como coordenador adjunto o Engenheiro Químico José Maximiliano Muller Netto, pelo CRQ XIII, dando origem em 2005 a primeira Olimpíada Catarinense de Química – OCQ, com um total de 560 alunos participantes.